Como Melhorar Minha Gestão

Todos nós queremos melhorar o resultado de nossa empresa. Tem pessoas que buscam isso de maneira incansável e outros deixam ao acaso.

Se sua empresa já possui uma cultura com foco na melhoria continua, muito provavelmente você já esteja colhendo alguns frutos. Em minha opinião, minimamente devemos melhorar nossos resultados a cada ano. Se anualmente sua empresa esta crescendo, você esta na direção certa e se o crescimento estiver dentro do planejamento, melhor ainda.

Talvez sua empresa ainda não tenha um modelo de negócio bem estruturado, desta maneira vamos colocar aqui algumas informações importantes caso você queira começar a colocar sua empresa no caminho do crescimento.

Para ficar simples, pegarei as principais funções administrativas e colocarei de maneira simples para você aplicar em sua revenda de água mineral, depósito de gás, pizzaria, madeireira, casa noturna ou qualquer outra empresa de qualquer segmento seja ela de serviços, industrial ou comércio.

  1. Planejar. Primeiramente você tem que saber onde deseja chegar. Quando estamos falando de micro e pequenas empresas, muitas vezes entramos em um negócio por necessidade e por este motivo não paramos para fazer um planejamento. Independente do motivo que te levou a estar neste negócio hoje, você precisa saber onde está e onde deseja chegar. Veja qual seu volume de vendas atual, faturamento e defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Você precisa entender o mercado, para isso deverá fazer pesquisa, verificar como seu consumidor se comporta, definir melhor o publico alvo, definir tarefas e ações que deverão ser implantadas. Mesmo que sua empresa seja você e mais um, todos devem estar envolvidos neste processo para assim se engajarem nesta busca. Você deve documentar este plano e acompanhar. Vamos falar melhor sobre isso nas próximas etapas.
  2. Organizar. Quando estamos falando de organizar, é colocar em prática tudo que definimos em nosso planejamento. Caso tenha definido que o atendimento de sua empresa precisa melhor e criado procedimentos para isso, na fase de organizar é onde estes procedimentos serão colocados em prática. Quando você faz o planejamento no início do processo é tudo mais fácil, pois você ainda não está operando. Quando você começa a operar e precisa fazer as mudanças, normalmente você lidará com alguns desafios, muitas vezes as pessoas vão querer continuar fazendo as coisas da maneira como já estão acostumadas ou ainda não vão ver valor em todo o processo. Por este motivo que envolver as pessoas no processo mostrando onde estão, onde querem chegar e os benefícios, contribuirá para uma implantação com menos “dor”.
  3. Dirigir. Planejamento realizado, tarefas organizadas e agora? precisamos motivar a equipe para que tudo que foi planejado e colocado para execução seja de fato executado. Quando a equipe esta motivada aqui fica mais fácil, quando a equipe não está tão motivada o papel do gestor é extremamente importante pois deverá mostrar para todos porque devemos seguir este caminho. Fatores externos podem influenciar na motivação dos funcionários, por este motivo o gestor terá um papel decisivo para trabalhar de maneira coletiva e individual cada uma das ‘peças” deste enorme quebra-cabeça.
  4. Controlar. Você pode ser um gestor que gosta de acompanhar tudo com mais proximidade ou não. Não importa qual seja seu estilo, você precisará controlar e assim verificar se o que foi implantado na fase de organização está realmente sendo praticado. os procedimentos de atendimento realmente foram implantados? Talvez você precisa se passar por cliente, precisará falar com clientes e fazer reuniões de acompanhamento. Mesmo que você tenha um ambiente “liberal” é importante que você controle e que sua equipe perceba que você esta acompanhando, desta maneira eles vão manter as rotina como estabelecida pois sabe que existe alguém observando tudo. Ter indicadores ajudam bastante neste processo pois contra fatos não a argumentos. Se você estava vendendo 10 em janeiro e colocou uma meta para vender 12 em fevereiro e até metade do mês ainda não conseguir chegar em 6, é sinal de que se nada for feito, o resultado do mês não será atingido. Nesta etapa é onde mudanças poderão ser definidas e e posteriormente implantadas para que os objetivos sejam atingidos. Este ciclo fica em Loop assim que você chegou na fase de controle, voltará para o planejamento, organização e assim por diante.

Ter procedimentos bem definidos e um sistema de gestão para controle de sua empresa sem dúvida lhe apoiaram nesta etapa.

Caso queiram falar conosco a respeito mande uma mensagem para 11 99328-0468.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *